FATOR 01

Os bits e os bytes que nos unem também estão aqui

Como surgiram alguns personagens famosos dos quadrinhos

with 5 comments

O mundo dos quadrinhos é gigantesco. Mas alguns desses surgiram de forma curiosa e merecem destaque. Conheça aqui a história do nascimento e algumas curiosidades de 5 personagens célebres dos quadrinhos.

Confira como alguns personagens famosos dos quadrinhos foram idealizados

No auge da Segunda Guerra mundial o diretor da Timely Comics (editora responsável por lançar o personagem), Joe Simon decidiu que era hora de criar um herói americano para fortalecer o patriotismo dos americanos, abalado pelos anos de massacre que a guerra proporcionara até então.
Com medo de que Hitler morresse logo, a editora teve de rodar às pressas a primeira edição. No dia 20 de novembro de 1940 a edição de estréia chegou às bancas ilustrando o capitão américa transferindo um soco em Hitler. Imagem tão simbólica para o patriotismo americano que fez a revista se esgotar em apenas uma semana.

Capa da primeira edição do Captão América

CURIOSIDADES
No primeiro esboço desenhado por Joe Simon, o personagem foi nomeado como “Super América”. Mas logo depois Simon percebeu que já haviam muitos “Supers” no universo dos quadrinhos. Então o personagem foi batizado oficialmente como Capitão América.

O escudo do herói não tinha o formato circular como é atualmente. O primeiro escudo, com a forma base de um triangulo foi acusado de plágio pela Archie comics. A editora rival possuía um personagem chamado The Shield com um escudo bem similar. A troca do formato do escudo veio bem a calhar, pois segundo Joe Simon o formato circular do novo escudo era bem mais fácil de desenhar e também foi possível criar o famoso golpe do América em que ele joga o escudo contra seus inimigos.

Herói "The Shield" da editora rival que acusou o desenho do Captão América de plagiar o formato do escudo

Com o final da 2ª guerra mundial a fama das histórias do herói foi decaindo até que a marvel cessou com suas histórias.
Em 1964 a marvel e o criador de histórias em quadrinhos “Stan Lee” deu vida novamente ao herói revelando que ele estava congelando num estado de morte aparente. Na história Captão América foi encontrado pela equipe “Os Vingadores” e acaba por entrar no grupo, recuperando o sucesso e a fama do personagem.


Criado por Elzie Crisler Segar, o famoso marinheiro surgiu como personagem secundário nas tiras de quadrinhos chamada “Thimble Theatre” estreladas pela “Família Palito” e publicadas no jornal “New York Journal”.
Popeye apareceu pela primeira vez como sendo um novo marinheiro contratado pelo irmão de Olívia Palito. O personagem fez tanto sucesso que foi ganhando destaque aos poucos até se tornar o protagonista das tiras. O nome do quadrinho foi rebatizado de “Thimble Theatre: Starring Popeye the sailor” (thimble theatre: estrelando o mainheiro popeye”).

Primeira aparição de popeye nas tiras de jornais da "Familia Palito"

CURIOSIDADES
– O nome Popeye significa “olho estourado/arrebentado” – “Pop Eye”.

– Originalmente o marinheiro não possuía o olho esquerdo e usava um tapa olho. Quase 10 anos depois essa característica foi retirada e popeye passou a ter a característica atual em que ele possui este olho bem fechado.

– Popeye foi inspirado num homem chamado “Frank “Rocky” Fiegel” que o criador Elzie Segar conheceu quando criança na cidade de ChesteR. Frank era responsável pela limpeza de um bar e andava sempre com o olho direito fechado; Vivia contando histórias imaginárias e se gabando de sua força física.

– O marinheiro conseguia força descomunal quando esfregava as penas de uma rara galinha mágica chamada Whiffle. Mais tarde, quando a origem da super força passou a vir do espinafre enlatado, as vendas de espinafre cresceram 30% nos estados unidos.


Em 1959, os artistas em quadrinhos Albert Uderzo e René Goscinny precisavam criar uma nova história em quadrinho para a revista semanária “Pilote” que seria inaugurada em alguns meses. Eles queriam criar um desenho que fosse uma sátira da histórica da França colonial. Focaram-se no período gaulês e em poucos minutos encontraram inspiração para os nomes dos personagens. O chefe do povo gaulês que liderou a revolta gaulesa contra os romanos em 52-53 a.c. chamava-se Vercingetórix. Usando as letras finais desse nome, batizaram o nome de todos os personagens utilizando a terminação “ix”.
Asterix foi idealizado inicialmente por Albert Uderzo como sendo um guerreiro extremamente forte e grande. Mas Goscinny preferiu reformular o personagem, caracterizando-o como um gaulês pequeno e astuto, que utilizava sua inteligência como arma contra o povo romano.
Num consenso dos dois autores, eles resolveram que o pequeno herói precisava de um parceiro grande e forte. Idealizaram então o amigo inseparável Obelix.

CURIOSIDADES
– O nome Asterix é derivado de “Asterisk”(asterisco) por ser pequeno e imperceptível como um sinal de acentuação.

– O primeiro satélite lançado ao espaço pela França em 1965 foi batizado de Asterix.

– Asterix foi traduzido em mais de 100 linguas pelo mundo, incluindo o esperanto, latim e viatnamita

– A aldeia de Asterix, Obelix, Panoramix e companhia foi inspirada na cidade real de Avaricum, que resistiu ao jugo do poderoso exército romano durante 27 dias. Vencida pelos romanos, os habitantes foram massacrados. Dos 40.000 moradores, sobraram apenas 800.

Leia uma entrevista de Albert Uderzo ao colunista do portal Terra concedida em 2009.
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4062688-EI6782,00-Encontro+com+Albert+Uderzo+um+dos+pais+de+Asterix+Obelix.html



Snoopy é um dos personagens principais da história em quadrinhos publicada inicialmente em tiras de quadrinhos, chamada “Peanuts”, também chamada de Lil Folks.
O sagaz cachorro surgiu pela primeira vez em 4 de outubro de 1950, dois dias depois da estréia das tiras.
O cachorro tem esse nome porque a idéia inicial em chama-lo de Sniffy teve de ser descartada já que esse nome era usado em outra história em quadrinho. Em busca de um novo nome o criador lembrou que uma vez sua mãe disse a ele que se eles tivessem um terceiro cachorro esse deveria ser o seu nome.
Inicialmente ele era um cachorro comum que andava em 4 patas e não tinha os pensamentos férteis que lhe deram a fama. Foi assim por 2 anos até que snoopy “ganhou” seu primeiro pensamento em 27 de maio de 1952.
A partir daí Snoopy foi ganhando maior visibilidade com pequenos pensamentos, aparecendo em algumas tiras andando em pé e interpretando os vários alter egos que fizeram a sua fama.



O papagaio brasileiro foi criado após uma visita ao Brasil dos artistas dos estúdios Disney, incluindo o próprio Walt Disney.
Mas o personagem não foi inteiramente idealizado pela equipe. Na verdade ele foi inteiramente inspirado num personagem desenhado pelo artista brasileiro José Carlos. O artista ainda foi convidado a trabalhar nos estúdios da Disney mas ele recusou o trabalho.
Zé Carioca foi idealizado para fazer parte do longa animado da Disney chamado “Alô, amigos”, feito em 1942. O filme contava a história de outros personagens numa visita à América do Sul e Zé Carioca juntamente com PANCHITO um galo mexicano foi o cicerone de DONALD.
Zé Carioca mostrou a cachaça e o samba. O filme popularizou no exterior as músicas “Aquarela do Brasil” e “Tico-tico no fubá”.
Apesar do sucesso do filme, Zé Carioca só reapareceu 2 anos depois em outro longa metragem chamado “Os três cavaleiros” (The three caballeros/Los tres caballeros).

Written by No Rain

abril 22, 2011 às 10:35 pm

Publicado em Artistas, Uncategorized

5 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. se me permite a correção o ZÉ CARIOCA foi juntamente com PANCHITO um galo mexicano o cicerone de DONALD. o MICKEY nunca entrou na estória depois o ZÉ CARIOCA ficou restrito ao nosso páis assim como PANCHITO ficou no MÉXICO. de qq maneira vc foi muito feliz em nos trazer a origem dos personagens adoro todos eles e gostei do teu post. vlw irmão firmeza ai tô contido e estamos com DEUS

    william haddad

    abril 26, 2011 at 11:53 am

  2. Gostei muitO!!!!!!!

    Wilde Robert

    abril 26, 2011 at 9:15 pm

  3. Só adicionando uma informação: A decisão de fazer um personagem brasileiro foi também parte de uma estratégia para chamar o Brasil para o lado dos Aliados na segunda querra mundial. Até então o regime militar brasileiro estava em cima do muro e dava idéia de que iria tender para o lado do Eixo nazista.

    Leandro.

    Leandro Savordelli

    abril 26, 2011 at 10:05 pm

  4. otímo

    ANA

    junho 12, 2012 at 7:26 pm

  5. gostei me ajudo no trabalho🙂

    Caio.h

    outubro 10, 2013 at 5:14 pm


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: